SOS BARRA – 09/12/09
AS REIVINDICACOES:
1. RE-PLANEJAMENTO DO TRANSITO NA REGIÃO ENTRE O CENTRO ESPANHOL, FAROL, PORTO DA BARRA, LGO. DA VITÓRIA, LGO. DA GRAÇA, PRINCESA ISABEL; INCLUINDO ÁREAS PROBLEMÁTICAS COMO A 8 DE DEZEMBRO E O JDM. BRASIL.
2. PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CALÇADÃO E CICLOVIA AO LONGO DE TODO O PERCURSO, DO CENTRO ESPANHOL ATE’ O PORTO DA BARRA, COM ALGUNS BANCOS PARA REPOUSO E QUIOSKS PARA ÁGUA E ÁGUA DE COCO E BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS NO TRAJETO. ESSE CALÇADÃO SERA’ PONTEADO POR POSTOS DE POLICIA NO CENTRO ESPANHOL, NO CRISTO, NO FAROL DA BARRA, NO FORTE DE STA. MARIA E NO PORTO DA BARRA.
3. PROJETO PAISAGÍSTICO RESPONSÁVEL E CONDIZENTE COM O NOSSO CLIMA, RESTAURANDO A ÁREA VERDE EM FRENTE AO FAROL, QUE INCLUA UM SISTEMA AMPLO DE IRRIGAÇÃO, MANUTENÇÃO DAS PLANTAS, GRAMADOS E EQUIPAMENTOS, ALÉM DE ESPAÇO DETERMINADO PARA OS ÔNIBUS DE TURISMO ESTACIONAREM. REPENSAR OS COQUEIROS PLANTADOS AO LONGO DO PASSEIO A BEIRA-MAR, SUBSTITUINDO-OS COM ARVORES
NATIVAS, DE MAIOR RESISTÊNCIA AO VENTO E SALITRE, COMO OS OITIS. TAMBÉM ESSAS PLANTAS DEVERÃO TER IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA.4. RESTAURAR O PARQUE DA AVENIDA CENTENÁRIO E IMPLANTAR UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICO, ASSIM COMO UM SISTEMA DE COLETA DE LIXO, COM RECEPTÁCULOS DE TAMANHO E MATERIAL APROPRIADO PARA A ÁREA. PROIBIR O USO DOS QUIOSKS EXISTENTES, COMO ABRIGO NOTURNO, OU DEPOSITO DE CARRINHOS DE COLETA INFORMAL DE RECICLÁVEIS.
5. PROJETO PARA SISTEMA EFICAZ DE ARMAZENAMENTO E COLETA DE LIXO, COM RECIPIENTES DE TAMANHO E ABERTURA ADEQUADOS PARA SE COLOCAR LIXO, A CADA 25 METROS. LIMPEZA PROPRIAMENTE DITA DAS ÁREAS, TIPO VARRER E LAVAR COM FREQÜÊNCIA SISTEMÁTICA. PROVER MEIOS PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA SEPARAR OS RECICLÁVEIS.
6. CAMPANHAS EDUCATIVAS – LIXO SELETIVO, “NAO JOGUE LIXO NA RUA”, “RECOLHA AS FEZES DO SEU ANIMAL”, “UTILIZE SANITÁRIO PUBLICO”, “CUIDE DA PRACA - ELA E’ SUA”, ETC.
7. PROJETO PARA COLOCAÇÃO DE BANHEIROS PÚBLICOS, ABERTOS AO PUBLICO AO MENOS DAS 6HRS, ‘A MEIA NOITE E MANTIDOS (SUPERVISIONADOS E CUIDADOS POR FUNCIONÁRIOS DURANTE ESSES HORÁRIOS).
8. PROJETO PARA PADRONIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE QUIOSKS PARA VENDEDORES, TANTO FIXOS COMO AMBULANTES, SEJA DE ARTESANATO OU COMESTÍVEIS.
9. PROJETO PARA PADRONIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BARRACAS PARA ALUGUEL DE
CADEIRAS, GUARDA-SOL E OMBRELLONI.
10. PROJETO PARA A COMPLETA RE-ESTRUTURAÇÃO DOS PRÉDIOS AO LONGO DO PORTO DA BARRA, SALVANDO O QUE HA’ AINDA A SER SALVO, DO SÉCULO XIX E INICIO DO XX.
IDENTIFICANDO-SE E ESTABELECENDO-SE TIPOS DE NEGÓCIOS CONDIZENTES COM A AREA.
11. PROJETO PARA A COMPLETA RE-ESTRUTURAÇÃO DOS PRÉDIOS AO LONGO DA AVENIDA OCEÂNICA, INCLUINDO AS CALÇADAS DO LADO OPOSTO AO MAR, BUSCANDO A PARCERIA DE CADA IMÓVEL CORRESPONDENTE À SEÇÃO DA CALÇADA. TAMBÉM, PROIBINDO O ABANDONO DOS IMÓVEIS QUE SÃO USADOS SOMENTE DURANTE O CARNAVAL, COMO CAMAROTES. ELABORAR UM PROJETO DE USO DESSES IMÓVEIS, PARA FINS DE CAPACITAÇÃO SOCIAL DE JOVENS DAS COMUNIDADES CARENTES DO CALABAR E ROÇA DA SABINA (COMO EXEMPLO A PRACATUM, DO CANDEAL).
12. PROJETO PARA A COMPLETA RE-ESTRUTURAÇÃO DO LARGO DO PORTO DA BARRA. E DO PEQUENO ALARGAMENTO ONDE SE ENCONTRA O BUSTO DE STEPHAN ZWEIG (EM FRENTE AO HOSPITAL ESPANHOL).
13. REPENSAR O CIRCUITO DO CARNAVAL, ORDENAR E LIMITAR O NUMERO DE SHOWS TANTO, NO PORTO COMO NO FAROL DA BARRA, DEVIDO ‘A DEGRADACAO QUE OS MESMOS CAUSAM ‘AS EDIFICACOES HISTÓRICAS.
14. DETERMINAR PADRÕES ESTÉTICOS PARA REFORMAS E ADIÇÕES AOS PRÉDIOS
EXISTENTES.
15. POLICIAMENTO INTENSO, ALMEJANDO ELIMINAR O TRAFICO E USO DE DROGAS, ASSIM COMO A PROSTITUIÇÃO, ALÉM DE MULTA PARA AQUELES QUE JOGAREM SEUS DETRITOS NA RUA.
16. FISCALIZAÇÃO DO USO DE PASSEIOS PÚBLICOS, POR PARTE DO COMÉRCIO AMBULANTE ILEGAL, SEJA ELE ARTESANATO OU COMESTÍVEIS.
17. FISCALIZAÇÃO POR PARTE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, DO USO ABUSIVO DE CAIXAS DE SOM, SEJAM FIXAS OU AMBULANTES.
18. PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS PARA ESTACIONAMENTO PUBLICO, DE MANEIRA ESTÉTICA E CONDIZENTE COM OS PADRÕES HISTÓRICO/ARQUITETÔNICOS DO BAIRRO.
19. INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UMA ZONA AZUL PARA ESTACIONAMENTO E PROIBIÇÃO DE FLANELINHAS PREDATÓRIOS, NÃO REGULAMENTADOS.
20. CARTAZES EDUCATIVOS QUANTO AOS MAL-TRATOS DO CIDADÃO COM OS EQUIPAMENTOS E, INCLUSIVE, EDUCAR PARA CADA UM RECOLHER A SUJEIRA DE SEUS CÃES.
21. FORMAR PARCERIA COM ONG’S COMO A “CÉLULA MAE”, VISANDO CONTROLENATALIDADE DOS ANIMAIS DE RUA, ASSIM COMO OS DOMÉSTICOS QUE NAO SEJAM REGISTRADOS PARA A PROCRIAÇÃO CONTROLADA. ESTABELECER REGULAMENTOS PARA QUE SEJA OBRIGATÓRIO O REGISTRO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS, COM FINS DE CONTROLAR-SE A SUA PROCRIAÇÃO.
22. FORMAÇÃO DE UM ÓRGÃO PARA ENFORÇAR TODOS OS ITENS ACIMA.
23. A FORMAÇÃO DE UM CONSELHO VOLUNTÁRIO, CONSISTINDO DE ARQUITETOS, ENGENHEIROS, DESIGNERS, PAISAGISTAS, URBANISTAS E ARTISTAS-PLÁSTICOS – PARA A DETERMINAÇÃO DE MEIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS MELHORAS CITADAS ACIMA.
MANIFESTO:
O SOS BARRA E’ UMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL, NAO PARTIDÁRIA, QUE INTEGRA TODOS QUE AMAM SALVADOR DA BAHIA, CIDADE DEBRUÇADA SOBRE A BAHIA DE TODOS OS SANTOS. EM ESPECIAL, O TRADICIONAL BAIRRO DA BARRA, UM DOS PRINCIPAIS CARTÕES POSTAIS DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL; UM DE SEUS MARCOS MAIS SIMBÓLICOS. UM BAIRRO QUE ABRIGA PESSOAS DE TODOS OS CREDOS E RACAS, PESSOAS COMPROMETIDAS, QUE QUEREM (RE)CONSTRUIR UMA CIDADE CIVILIZADA E ACOLHEDORA PARA TODOS, MORADORES E VISITANTES.
O MOVIMENTO TEM COMO OBJETIVO CHAMAR A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PUBLICAS, DA CLASSE EMPRESARIAL, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA SOCIEDADE, INICIANDO UM DIALOGO PARA QUE SEJAM TOMADAS MEDIDAS EFETIVAS NO SENTIDO DE RESTAURAR A DIGNIDADE ‘A AREA, RESIDÊNCIA DE TANTOS SOTEROPOLITANOS E DESTINO DE TURISTAS DE TODO O MUNDO.
DA
pessoal temos é que correrpara barrar tantos eventos na barra e no porto, pois li que o espicha verão já esta com data marcada será nos dias 27/02, 03/03 e 13/03 no porto da barra, ainda é tempo de manda-lo pra bem longe daqui eu não aguento mais...
ResponderExcluir