BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

4.11.09

O MANIFESTO SOS BARRA

O MANIFESTO:


O SOS BARRA E’ UMA MOBILIZACAO SOCIAL, NAO PARTIDARIA, QUE INTEGRA TODOS QUE AMAM SALVADOR DA BAHIA, CIDADE DEBRUCADA SOBRE A BAHIA DE TODOS OS SANTOS, NO MEIO DO OCEANO ATLANTICO. EM ESPECIAL, O TRADICIONAL BAIRRO DA BARRA, UM DOS PRINCIPAIS CARTOES POSTAIS DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL; UM DE SEUS MARCOS AIS SIMBOLICOS. UM BAIRRO QUE ABRIGA PESSOAS DE TODOS OS CREDOS E RACAS, PESSOAS COMPROMETIDAS, QUE QUEREM (RE)CONSTRUIR UMA CIDADE CIVILIZADA E ACOLHEDORA PARA TODOS, MORADORES E VISITANTES.


O MOVIMENTO TEM COMO OBJETIVO CHAMAR A ATENCAO DASAUTORIDADES PUBLICAS, DA CLASSE EMPRESARIAL, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA SOCIEDADE, INICIANDO UM DIALOGO PARA QUE SEJAM TOMADAS MEDIDAS EFETIVAS NO SENTIDO DE RESTAURAR A DIGNIDADE ‘A AREA, DESTINO DE TURISTAS DE TODO O MUNDO.


A MOBILIZACAO COMECOU ORGANICAMENTE, RESULTADO DE VOCIFERA REACAO, A PARTIR DE UM COMENTARIO FEITO POR MIM NO FACEBOOK, NO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2009. EU POSTEI: “ACABO DE VER REPORTAGEM SOBRE O INICIO DA TEMPORADA DOS NAVIOS DE CRUZEIRO, TRAZENDO TRUSITAS PARA SALVADOR. FICO PENALIZADO E TEMEROSO POR ELES, POIS ANDO POR AI E VEJO O VERDADEIRO ABANDONO, EM QUE VIVE A CIDADE, SEUS CARTOES POSTAIS E SEU POVO. VERGONHA AOS GOVERNANTES”. O COMENTARIO GEROU CENTENAS DE OUTROS COMENTARIOS E, DE CONVERSA EM CONVERSA, FORMOU-SE UM COLEGIADO, FORMA PELA QUAL E’ GERIDA A MOBILIZACAO, QUE A CADA SEGUNDO GANHA NOVAS ADESOES.


SUA PARTICIPACAO E’ FUNDAMENTAL PARA DECIDIR O PRESENTE E O FUTURO DA BARRA E DA CIDADE DE SALVADOR DA BAHIA. CONTAMOS COM SUA ENERGIA E ADESAO AO MOVIMENTO SOS BARRA, CUJO LANCAMENTO ACONTECE EM GRANDE MANIFESTACAO HOJE, DIA 29 DE NOVEMBRO, NO FAROL DA BARRA.


4. APRESENTACAO DO COLEGIADO:


A) SERGIO BEZERRA, EMPRESARIO
B) CARLOS ALBERTO CARVALHO LIMA, PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITARIO DE SEGURANCA PUBLICA DA BARRA
C) CARMEM CIDREIRA, ARQUITETA
D) DR. MARCELO REIS, MEDICO
E) DRA. LUIZA RIBEIRO, DENTISTA
F) PRISCILLA FRASER, EMPRESARIA
G) DRA. MONYCA BRITTO CANELLA MOTTA, ADVOGADA
H) EU SOU ANTONIO JOSE’ DA MOTTA LEAL, ARTISTA PLASTICO E DESIGNER DE MOBILIARIO. MOREI NO EXTERIOR 31 ANOS E RETORNEI HA’ UM ANO, PARA MORAR AQUI. E’ PROVAVEL QUE, MESMO POR ISSO, ALGUMAS PESSOAS QUESTIONEM AS MINHAS INTENCOES OU COMPETENCIA EM FAZER PARTE DA LIDERANCA DE TAL MOVIMENTO. A MINHA UNICA INTENCAO E’ A DE VER A DIGNIDADE DEVOLVIDA ‘A CIDADE QUE TANTO AMO. POR VIR DE FORA POSSO DIZER, NAS PALAVRAS DO REVERENDO DR. MARTIN LUTHER KING: “ESTIVE NO TOPO DA MONTANHA E VI A TERRA PROMETIDA”. AO MEU VER A NATUREZA HUMANA ANSEIA SEMPRE POR VIVER LIVREMENTE, DE MANEIRA DIGNA E RESPEITOSA; QUE DESEJA O BELO, O BOM E O BEM - E QUE, SE LHE FOR DADA A OPORTUNIDADE E OS MEIOS, OPTARA’ SEMPRE PELOS MESMOS.
ACHO QUE HA’ MUITOS EQUIVOCOS, NA MANEIRA EM QUE AUTORIDADES E EMPRESARIOS VEEM A INDUSTRIA DO CARNAVAL E O TURISMO. TENHO UMA ANALOGIA PARA O TURISMO PREDATORIO QUE SE VEM DESENVOLVENTO NA CIDADE: ESTAMOS “MATANDO O GANSO DOS OVOS DE OURO”. UM TURISMO ENFOCADO SOMENTE EM FESTAS E ESPECIFICAMENTE NO CARNAVAL, SEM UMA INFRAESTRUTURA QUE PROTEJA O PATRIMONIO HISTORICO, URBANO, HUMANO E AMBIENTAL DA NOSSA CIDADE, NO GRANDE ESQUEMA DAS COISAS, E’ DE RELATIVA CURTA DURACAO E INSUSTENTAVEL. NAO ESTOU SO’ NESTA CONSTACTACAO. O FATO DE MAIS DE 1000 PESSOAS TEREM ADERIDO A ESTA CAUSA EM POUCO MAIS DE UM MES, E’ TESTEMUNHO DISSO. HA’ UMA UNANIMIDADE NA INSATISFACAO COM A MANEIRA EM QUE A NOSSA CIDADE E, PRINCIPALMENTE, A BARRA VEM SIDO ABUSADAS. A DEGRADACAO E’ OBVIA E GRITANTE. MAS O SOS BARRA TEM UMA AMBICAO MAIOR QUE, SOMENTE (PATERNALISTICAMENTE) PLEITEAR PERANTE AS AUTORIDADES, AS ACOES E SERVICOS QUE SAO DIREITO DE TODO CIDADAO. E’ TAMBEM A NOSSA INTENCAO DESPERTAR A COMUNIDADE PARA O FATO DE QUE ESSA MUDANCA, ESSA MELHORA E’ TAMBEM RESPONSABILIDADE PESSOAL DE CADA INDIVIDUO. NAO SOMENTE NO DELATAR, MAS TAMBEM NO FAZER. UMA MUDANCA DE ATITUDE E COMPORTAMENTO. ALEM DE GOVERNO, PRECISAMOS DE EDUCACAO DOMESTICA. O PROBLEMA SOCIAL E’ RESULTADO DA CARENCIA GENERALIZADA DE TRANSPORTE EM MASSA, MORADIA DIGNA, SAUDE ADEQUADA E EDUCACAO, ACIMA DE TUDO. PORTANTO, APRESENTAMOS ASSIM AS REIVINDICACOES, QUE SERAO POSTADAS NO FACEBOO, ORKUT E BLOG, PARA QUE A POPULACAO DE O SEU PARECER E SUGESTOES.


5. AS REIVINDICACOES:
1. Re-planejamento do transito na região entre o Centro Espanhol, Farol, Porto da Barra, Lgo. Da Vitoria, Lgo. Da Graça, Princesa Isabel; incluindo áreas problemáticas como a 8 de Dezembro e o Jdm. Brasil.
2. Projeto para implantação de um calçadão ao longo de todo o percurso, do Centro Espanhol ate’ o Porto da Barra, com alguns bancos para repouso e quiosques para água e água de coco e banca de jornais e revistas no trajeto. ESSE CALCADAO SERA’ PONTEADO POR POSTOS DE POLICIA NO CENTRO ESPANHOL, NO CRISTO, NO FAROL DA BARRA, NO FORTE DE STA. MARIA E NO PORTO DA BARRA
3. Projeto paisagístico responsável e condizente com o nosso clima, restaurando a área verde em frente ao Farol, que inclua um sistema amplo de irrigação, manutenção das plantas, gramados e equipamentos, além de espaço determinado para os ônibus de turismo estacionarem. Repensar os coqueiros plantados ao longo do passeio a beira-mar, substituindo-os com arvores nativas, de maior resistência ao vento e salitre.
4. Restaurar o parque da Avenida Centenário e implantar um sistema de irrigação automático, assim como um sistema de coleta de lixo, com receptáculos de tamanho e material apropriado para a área. Proibir o uso dos quiosks existentes, como abrigo noturno, ou deposito de carrinhos de coleta informal de recicláveis.
5. Projeto para sistema eficaz de armazenamento e coleta de lixo, com recipientes de tamanho e abertura adequados para se colocar lixo, a cada 25 metros. Limpeza propriamente dita das áreas, tipo varrer e lavar com freqüência sistemática.
6. Projeto para colocação de banheiros públicos, abertos ao publico ao menos das 6hrs, ‘a meia noite e mantidos (supervisionados e cuidados por funcionários durante esses horários.
7. Projeto para padronização obrigatória de quiosks para vendedores, tanto fixos como ambulantes.
8. Projeto para padronização obrigatória de barracas para aluguel de cadeiras, guarda-sol e ombrelloni.
9. Projeto para a completa re-estruturação dos prédios ao longo do Porto da Barra, salvando o que ha’ ainda a ser salvo, do século XIX e inicio do XX.
10. Projeto para a completa re-estruturação dos prédios ao longo da Avenida Oceânica, incluindo as calçadas do lado oposto ao mar, buscando a parceria de cada imóvel correspondente à seção de calçada. Também, proibindo o abandono dos imóveis que são usados somente durante o carnaval, como camarotes. Elaborar um projeto de uso desses imóveis, para fins de capacitação social de jovens das comunidades carentes do Calabar e Roça da Sabina.
11. Projeto para a completa re-estruturação do largo do Porto da Barra. E do pequeno alargamento onde se encontra o busto de Stephan Zweig (em frente ao Hospital Espanhol).
12. Repensar o circuito do carnaval e proibir os shows tanto no Porto como no Farol.
13. Determinar padrões estéticos para reformas e adições aos prédios existentes.
14. Policiamento intenso, almejando eliminar o trafico e uso de drogas, assim como a prostituição, além de multa para aqueles q jogarem seus detritos na rua.
15. Fiscalização do uso de passeios públicos, por parte do comercio ambulante, ilegal, seja ele artesanato ou comestíveis.
16. Fiscalização por parte da Secretaria do Meio Ambiente, do uso abusivo de caixas de som, sejam fixas ou ambulantes.
17. Projeto para construção de estruturas para estacionamento, de maneira estética e condizente com os padrões arquitetônicos dignos do bairro.
18. Institucionalização de uma zona azul para estacionamento e proibição de flanelinhas predatórios, não regulamentados.
19. Cartazes educativos quanto aos maus tratos do cidadão com os equipamentos e, inclusive, educar para cada um recolher a sujeira de seus cães.
20. Formação de um órgão para enforcar todos os itens acima.
21. A formação de um conselho voluntario, consistindo de arquitetos, engenheiros, designers, paisagistas, urbanistas – para a determinação de meios para a implementação das melhoras citadas acima.


6. ATO SIMBOLICO:
JUNTEM-SE AGORA A NOS, DE MAOS DADAS, VAMOS ABRACAR A EDIFICACAO DO FORTE DE SANTO ANTONIO, O FAROL DA BARRA. PECO-LHES QUE, AO FECHAR-SE O CIRCULO, FACAM UM MOMENTO DE SILENCIO, EM QUE CADA UM, PARA SI, PROJETARA’ EM SUA IMAGINACAO, A IMAGEM IDEAL DE UM BAIRRO DIGNO, SEGURO, BELO, DECENTE.







Um comentário:

  1. adorei a mobilização , e espero que possamos ver pelo menos 10 itens atendidos dos 21 pretensos, digo isso pois não vejo vontade politica dos que estão ai pra mudar a situação, pra eles quanto pior melhor;aguardo novas ações e aplaudirei os resultados obtidos com esta semente plantada, abraços valéria

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?