BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

4.11.09

HISTORIA DO DISTRITO DA BARRA

DISTRITO DA BARRA.

Esse trecho possui aproximadamente 2,5 km de extensão, nascendo do Farol da Barra e edifício Oceania, até o Largo da Vitória, percorrendo o antigo caminho do conselho.
SEC XVI-O Governador Geral desembarcou na região que hoje se chama Barra,com homens e materiais para fundar a 1º cidade do brasil chamada de Cidade De São Salvador da Bahia de Todos os Santos - ano de 1549.A história do Brasil tem início com a colonização deste território com a divisão em capitanias hereditárias e o El-Rei Dom João III dou a capitania da Baia de Todos os Santos ao donatário Francisco Pereira Coutinho que se instalou nesta região em 1534,fundando o Arraia do Pereira nas imediações onde hoje se chama Ladeira da Barra. Nesta época foram construídas “as casas para cem moradores”. Estas cem casas seriam ainda encontradas por Tomé de Souza 12 anos depois .Havia então esta Vila primeiro,chamada de Vila Velha,referida nas cartas dos Jesuítas e nos documentos do Primeiro Governador.
Esta cidade,Vila Velha, já contava com mais de mil habitantes entre índios e europeus. Após a criação da Capital a Vila Velha foi lentamente esvaziando até desaparecer completamente SEC XVII .Até o SEC XIX ,permanece como um subúrbio da cidade,tornando depois um balneário marítimo na primeira metade do SEC XX e após a transformação do Caminho do Conselho na Av.Sete,se inicia o processo consolidação como bairro importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?