BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

3.11.09

SOS BARRA

A imagem do Farol da Barra talvez seja, ao lado do Elevador Lacerda, uma das mais conhecidas em Salvador. Mesmo quem nunca esteve na capital baiana é capaz de identificar, em uma foto de cartão postal, o monumento e sua localização. E se a Bahia começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador nasceu na Barra. Foi lá que o navegador Américo Vespúccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com a colocação do marco da coroa portuguesa, onde hoje estão localizados o Forte e o Farol da Barra. A vocação turística de Salvador já se fazia presente naquele momento.

Foi também nessa estreita faixa de areia banhada por mar de águas mansas, que a contracultura se instalou nos anos 70, com a descoberta do local por parte de hippies e tropicalistas. Pedaço disputado por turistas e moradores da cidade no Verão baiano, ao todo, a Praia da Barra tem pouco mais de 200 metros de praia, delimitada por dois fortes coloniais, já ostentou o apelido de charme de Salvador. E não deixa de merecer ainda hoje, apesar do período de degradação que o bairro passou! É de lá que pode ser visto um pôr-do-sol de encher os olhos nos fins de tarde de Verão. É o chão da Barra também um dos mais concorridos trechos do Carnaval de Salvador. É o bairro de Salvador imortalizado nas canções de Caetano Veloso, um dos bons frequentadores do pedaço desde os tempos áureos. Point da paquera, já dizia o baiano na canção: "Domingo no Porto da Barra, todo mundo agarra, mas não pode amar".

São quase duas praias, de tão diferentes. De um lado, o Porto da Barra é uma enseada de águas calmas e cristalinas, que fazem do trecho o mais famoso banho de mar da cidade. A praia do Farol da Barra sinaliza o começo da Baía de Todos os Santos, é o mais recomendado ponto para apreciar o pôr-do-sol de Salvador. Ao contrário da praia do Porto, no Farol o mar é forte e com ondas excelentes para surfistas. Em todo o pedaço estão instalados dezenas de bares, restaurantes, hotéis, casa de shows e outros atrativos para o turista.

O mar esconde ainda segredos e tesouros do litoral de Salvador. Estão abrigadas no fundo do oceano dezenas e dezenas de embarcações naufragadas, um paraíso para mergulhadores. A três milhas da praia do Farol, no local conhecido como banco de Santo Antonio, dorme o navio grego Cavo Artemidi, numa profundidade mínima de nove metros e máxima de 30 metros. Já o navio "Cabo Frio" naufragou há 80 anos em frente ao Farol da Barra, a ¼ de milha da costa. Mais além na mesma direção, estão destroços do navio Bretanha, conhecido também como "Navio de Dentro". Para completar a paisagem submarina, em frente ao Porto da Barra podem ser encontrados belíssimos recifes de corais.

A Barra é um dos bairros mais tradicionais de Salvador, capital da Bahia, pertencendo a Região Administrativa VI, de mesmo nome. Possui uma localização geográfica única no mundo, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. É banhada pelo Oceano Atlântico de um lado e de outro está a Baía de Todos os Santos em sua parte interna. E preserva em sua paisagem um acervo histórico e arquitetônico valioso para o Brasil, sendo o Farol da Barra seu ícone mais famoso, ao lado dos fortes de Santa Maria e São Diogo. Suas praias, principalmente o Porto da Barra são frequentadas por diferentes públicos e classes sociais, que se desdobram em suas areias brancas e águas tranqüilas

2 comentários:

  1. Respeitável saudação, SOS Barra!

    Bom-dia!


    Re: CUIDEMOS DA BARRA


    Sábia preleção! Escritoras e escritores não só baianos devem se curvar a sapientíssimas palavras. Parabéns!

    Verdade seja dita, não sabia que são duas as áreas de floresta da Mata Atlântica nem do marco onde chegou Thomé de Souza para fundar a cidade de Salvador. Não sei também onde ficam, ainda. Faltou uma coisa importante: o nome da autoria. Pessoas com essa capacidade devem ser elogiadas e reconhecidas.

    Em termos de se escrever, acho que não ficou faltando nada, haja vista a abrangência da mensagem. Difícil é e vai ser o seu conteúdo chegar a algumas pessoas, como se apresenta: sincera, objetiva, clamorosa, capaz.

    Será que não serão necessários (mais) trabalhos práticos junto a isso tudo que já foi e está brilhantemente sendo feito?

    Tem 'autoridades' que parece não querer compreender obviedades, a não ser que seja na base da sacudida, nem que seja para isso mais movimentos abertos e veementes muito mais: passeata, buzinaço, sabe-se lá mais o que...


    Abraço!


    FAVINI - morador do Olímpia
    (modestamente escreveu Sepetokismo e é pesquisável na internet)

    ResponderExcluir
  2. Ola Sr.Favini,
    Agradecemos sua mensagem.Bom a autora deste lindo texto é a Ana Villacorta,que apesar de não ter nascido no Brasil,se tornou uma grande baiana e participante deste movimento.As áreas de floresta da Mata Atlantica podemos considerar-O Morro do Gavazzo e o Morro dos Marianes(ladeira da barra),podemos ver isto muito bem em fotos aéreas.O marco da Fundação da Cidade esta na praia do Porto da Barra o qual em eventos tipo espicha verão é escondido e nunca revelado.Estaremos em breve realizando outro seminário SOS Barra e contamos com a sua presença.Se desejar ver melhor é só copiar este enderço abaixo e abrir.
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1170397


    Carmem Cidreira

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?