BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

4.11.09

CONVITE MANIFESTO

OLHA O LIXO NO MAR....

 QUANDO CHOVE AQUI O ESGOTO SAI ASSIM ALI. BARRA-FRENTE DO HOSPITAL ESPANHOL.

 "QUE VERGONHA"

 

 

 NOTICIAS DO JORNAL A TARDE SOBRE LIMPESA PUBLICA.LEIA ABAIXO

 LEIA AQUI

 

AUDIÊNCIA PUBLICA
Nova Data: 26 de abril(segunda -feira)
Horário e local a ser confirmado

VAMOS ENCHER O AUDITÓRIO. PARTICIPEM DESSA TRANSFORMAÇÃO. Estamos coletando + assinaturas. IMPRIMA FORMULÁRIO, ABAIXO ASSINADO ANEXO; COPIAS MÚLTIPLAS - COLETE ASSINATURAS entregue na Av. Princesa Isabel 542 Ed. Villas Boas a/c Antonio da Motta Leal; ou na... R. Afonso Celso 109, Ed. Palazzo Salerno a/c Carmem Cidreira.

 

Faça sua assinatura eletronica agora! É só clicar neste site e preencher o formulário.

                               PETIÇÃO

Nós, abaixo assinados, somos terminantemente contra o excesso de eventos de natureza abusiva, que produzem poluição sonora, contribuem para a destruição do meio ambiente, patrimônio histórico e fibra moral do bairro da Barra, por apresentarem situaçoes de volume de som excessivo, excesso de lixo, falta de segurança, falta de ordenamento do tráfego e por ocorrerem em horários inoportunos.

Entendemos que os moradores e comerciantes da Barra devem e merecem ser consultados previamente à realização de eventos e exigimos a diminuição e requalificação de tais eventos, para acabar com as situaçoes de abusos que vêm ocorrendo, com no projeto Espicha Verão, Porto 24 Horas e tantos outros.




Em reunião quarta feira 24/03/2010 representante de Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMA-Barra),  da Organização Vozes da Cidade, da ONG Bem Viver, da Associação dos Pescadores da Barra,  Movimento Comunitário de Moradores da Barra - SOS Barra e outros com Superintendente da 7a SR/Ba, IPHAN. Sr. Carlos A. Amorim, relatado  e apresentado o trabalho realizado no Porto da Barra realizado depois do espicha verão. e os  problemas que o bairro da Barra vem sofrendo ao longo de todos estes anos principalmente em todo patrimonio históricos ali situado.  Esta' para ser publicada no Diario Oficial, a Nota Tecnica 2-1010 (ate' Segunda, dia 29) - que nos ajudara' muito na regulamentacao de eventos na Barra! O IPHAN nos apoia, ate' mesmo em potenciais atos juridicos/legais, para proteger o na Patrimonio Historico e Artistico Nacional!!






O vereador Allan Sanches e  os representantes  da Barra

NOTICIAS DA CIDADE -LEIA AQUI 

PARABÉNS SALVADOR!  29 DE MARÇO DE 2010
461 ANOS DE HISTÓRIA



 Reunião na sede do IPHAN quarta feira dia 24 de março de 2010.

A peticão apresentada ao Presidente da Camara Municipal, ao 3 de Fevereiro, 2010, foi lida e discutida em audiência especial, no dia 16 de Marco 'as 17hrs., na Camara.
com o Presidente da Câmara Municipal de Salvador Sr.Alan Sanches.Ficou agendado uma
Audiência Publica, 19/04/10 -(segunda feira) às 16hrs. local a ser confirmado.

VAMOS ENCHER O AUDITÓRIO. PARTICIPEM DESSA TRANSFORMAÇÃO. Estamos coletando + assinaturas. IMPRIMA FORMULÁRIO, ABAIXO ASSINADO ANEXO; COPIAS MÚLTIPLAS - COLETE ASSINATURAS entregue na Av. Princesa Isabel 542 Ed. Villas Boas a/c Antonio da Motta Leal; ou na Rua Afonso celso 109 Edf.Palazzo Salerno.



Construção secular datada de 1534, patrimônio histórico e cultural brasileiro e ícone de Salvador, o Forte de Santo Antônio da Barra, ou Farol da Barra, como é mais conhecido, está com fissuras na sua estrutura física. O problema é visto com preocupação por especialistas na conservação de construções históricas.

Uma análise do problema vem sendo feita por estudiosos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, mesmo sem um diagnóstico final, o arquiteto Mário Mendonça de Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Ufba, adverte que o problema pode ser agravado, tanto pela exposição às intempéries como pelas vibrações provocadas pelos altos decibéis de trios elétricos e shows como o ocorrido no último dia 2 de julho, da cantora Claudia Leitte.


Trinca é um sinal de patologia. É um doente e, como tal, não deve se expor a determinadas atividades que possam afetar sua saúde”, compara o renomado estudioso, autor da obra de referência As Fortificações Portuguesas de Salvador quando Cabeças do Brasil (2004).
Para ele, “o monumento não pode ficar daquele jeito. Primeiro, deve se resolver o problema para, somente depois, haver shows, porque há implicações, pode acelerar o processo das trincas”, recomenda Oliveira.
Para a inevitável pergunta: vai cair?, o professor Oliveira tem uma resposta em forma de analogia: “É como dizer, não tome chuva porque você pode ficar gripado… A pessoa pode ir para a chuva e não adoecer, porém o que deve prevalecer é o bom senso. Não tem por que se expor ao desastre, se é possível prevenir”.


Estruturas metálicas, de madeira ou concreto, por exemplo, possuem uma elasticidade que suporta melhor as vibrações. O que não é o caso do Forte de Santo Antônio da Barra, feito em alvenaria de pedra com argamassa de cal, com cantos de portados e cantarias – materiais menos resistentes às vibrações.
“Neste caso, se tem trinca, fissura, rachadura, a vibração pode fazer aumentar”, aponta o arquiteto. Ele ressalta que os altos decibéis, por si só, não seriam capazes de causar o dano, mas uma vez estes existindo, as vibrações do som alto podem potencializar o problema estrutural.
Mesmo com outros fortes na cidade com maior comprometimento, e o quadro no Farol da Barra ainda não ser considerado crítico, segundo a equipe da universidade há um alerta para a necessidade de uma ação imediata para evitar danos maiores.
Inspeção –  O problema foi identificado há seis meses pelos administradores do forte, sob a tutela da Marinha brasileira, que solicitaram da Ufba uma inspeção, a cargo do professor Oliveira e da colega Tatiana Dumet.
A fissura mais acentuada está no cunhal (ângulo ou quina) do lado esquerdo do fundo da edificação (para quem está de frente para o prédio), formado com cantaria (pedra talhada) aparente. No cunhal direito também há rachaduras, porém menos acentuadas. A inspeção foi realizada há 180 dias e o laudo final ainda não foi emitido. No entanto, algumas possíveis causas para o dano são apontadas pelo professor, que leciona a disciplina tecnologia e restauração, sobre materiais e estruturas.
Aparentemente, a causa das fissuras tem relação com o local onde está encravado o monumento, que possui uma parte rochosa com solo em cima. Uma hipótese seria uma erosão forte provocada pelas águas pluviais, que se estariam infiltrando até a rocha. O solo poderia estar sofrendo lixiviação, que é a perda de material por dissolução: a água passa e leva a argila, desestabilizando o solo. Com a lixiviação, podem ocorrer depressões e, com isso, pequenos deslocamentos, que podem estar afetando o baluarte da edificação.
Foi recomendada uma sondagem do solo, feita por empresa privada. Segundo a professora Tatiana Dumet, o relatório está sendo aguardado para que, a partir dele, seja consolidada a avaliação conclusiva. Enquanto o trabalho final não é feito – e uma solução apontada e executada – Mário Mendonça de Oliveira teme que o impacto de fortes vibrações possa piorar o problema, ainda que, ele tranquiliza, não haja indício de queda imediata da edificação.
Marinha – As fissuras são vistas de forma mais tranquila pela administração do Forte Santo Antônio da Barra, responsabilidade da Marinha. “Não tem problema. Fazemos manutenção constante e notamos uma folga maior (entre as pedras). Pedimos a vistoria por precaução, porque o local recebe chuva, sol, umidade do mar. Não se trata de uma fissura, mas de um embrechamento”, disse a A Tarde o comandante Reuben Bello Costa, administrador do forte da Barra. Ele, entretanto, admite que ainda não tem um diagnóstico preciso, que só será possível com a conclusão do relatório.

Sr. Ruy Diniz, Secretario da Presidencia, Camara Municipal - confirmou audiencia no dia 16 de Marco, as 17hrs. na Camara Municipio.



Tenho as vezes a impressao que estou em outro lugar.Será que o Haiti é aqui....

"O FUNDO DA FOLIA>>>>>Quatro surfistas mergulhadores, pondo suas vidas em risco, pela falta de equipamentos apropriados, sozinhos estão atuando na limpeza do fundo do mar no trecho Farol/Porto da Barra".Patricia Principe

 
 

"Só que ao invés de estarem pulando, dançando e se beijando ao som frenético e ensurdecedor dos trios elétricos, os foliões do fundo do mar estavam rolando de um lado para o outro numa mórbida coreografia, empurrados silenciosamente pelo balanço do mar, sem dança, sem alegria, sem vida e sem poesia."
Bernardo Mussi



O "PRESTIGIADO"!? Frans Café(péssimo serviço!) localizado na esquina das ruas da Graça e 8 de dezambro na Graça não tem nenhum compromisso com os moradores e pedestres (cadeirantes e deficientes visuais, nem pensar!!) do bairro pois incorporou a calçada PÚBLICA ao seu estaciomento PRIVADO como mostram as fotos tiradas hoje, 4 de  fevereiro. Como ele outros estabelecimentos comerciais tambem transformaram as calçadas em espaços particulares, contrariando materia do Jornal ATarde divulgando o Guia Pratico para construção de calçadas segundo DECRETO 5296/2004, Lei 10089, de 19 de dezembro de 2000.

Nossos passeios públicos deveriam facilitar a circulação dos pedestres e possibilitar com que as pessoas com deficiência e seus familiares encontrassem menos ou nenhuma dificuldade para chegar ao seu destino

Luiz Fernando Lima, do A TARDE




 
 

 

 

 DOCUMENTO CONTENDO AS PRINCIPAIS  REIVINDICAÇÕES ENTREGUE NA CÂMERA DE VEREADORES DO MUNICIPIO DE SALVADOR DIA 03/02/10 ( BAIRRO DA BARRA). LER DOCUMENTO-   AQUI Dia 03/02/10



Em reunião dia 25 de janeiro de 2010 do SOS Barra recebemos a visita de Sr.RAIMUNDO DE CASTRO PEREIRA dirigente do SISTEMA INTEGRADO DE ATENDIMENTO REGIONAL - VI BARRA Criado pela prefeitura de Salvador em 28/01/2009  o SIGA VI  tem o serviço de encaminhar as solicitações ,reclamações  e opiniões do moradores do bairro da Barra.







Endereço para solicitações ,reclamações,sugestões junto a Prefeitura de Salvador.click abaixo


serviços ao cidadão


Faça sua sugestão no Facebook e poderemos encaminhar juntos.(sosbarra)




CAMPANHA PARA OS MORADORES DA BARRA "PAGAMENTO DO IPTU 2010 EM JUIZO."BAIRRO DO TURISMO CONTINUA ABANDONADO PELAS AUTORIDADES .



Confirmada reunião SOS Barra para apresentacao (trânsito) para o dia 18/01/10, 19hrs. por Sergio Bezerra no Cond. Mansao Villas Boas, sala de reuniao

A reunião S.O.S.Barra aconteceu dia 15/12/09 no salão de festas do  Condomínio yacht privilege com o colegiado e amigos deste movimento.Foram discutidos diversos assuntos sobre o bairro da Barra  e ficou decidido uma nova reunião deste movimento no  dia 18 de janeiro de 2010 para apresentação de Sergio Bezerra de um novo projeto de acesso do veículos no bairro da Barra que já se encontra na prefeitura de Salvador.



Reuniao SOS Barra

Data: terça, 15 de dezembro de 2009
Hora: 19:00 - 22:00
Localização: Ed. Yacht Privilege - Sal
a de Reuniao

LER  "Reinvidicações"


O colegiado do Movimento S.O.S Barra participando do 4º Encontro de Câmaras Temáticas sobre o projeto de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador.









O colegiado do Movimento S.O.S. Barra participando da 10º Roda de Diálogos do Instituto Iris reunirá especialistas para debater Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade


O ASCENDER, criado com o intuito de disseminar e fomentar a temática da responsabilidade social, é financiado pela Kellogg Foundation, que oferece também oportunidade aos diferentes gestores empresariais, sociais e governamentais a troca de experiências e aprendizados práticos e teóricos sobre gestão socialmente responsável. Ao longo do primeiro ano de atuação do projeto, foram ao todo realizadas quatro Rodas de Diálogo, um Seminário e um Fórum na cidade de Feira de Santana-Bahia.









Assistam à matéria do Bahia Meio Dia da TV BAHIA, ontem 01/12/2009, sobre o SOS BARRA quando Antônio José da Motta Leal, Lena Lebram e Nenga, deram entrevista sobre o movimento.
Se não conseguirem através do link, acessem

 www.ibahia.com.br- Bahia Meio Dia, Bloco 03 dos vídeos do dia 01/12/2009.



AGRADECIMENTOS
O S.O.S Barra agradece a todos que participaram do manifesto neste ultimo domingo no Farol da Barra direta ou indiretamente.Continuamos este trabalho com muita esperança  para que todas as nossas reinvidicações sejam atendidas .Contamos com voce."Juntos temos poder de mudar para melhor".  

Algumas fotos do dia
29 DE NOVEMBRO, DOMINGO, 10HRS.







SERGIO BEZERRA


ZEZÉ MOTTA LEAL,NENGA MOTTA  LEAL


FACEBOOK-SOSBARRA -mais de 1.200 fans

acesse agora o twitter


ORKUT-SOS BARRA

E-MAIL-sosbarra@hotmail.com

 




MAPA DA ÁREA DO BAIRRO BARRA




Matéria Radio Metrópole dia 25/11/09



ALGUNS DEPOIMENTOS DE MORADORES DA BARRA

...O turismo sexual na Barra precisa também ser severamente combatido. E um dos maiores focos é uma pousada, aliás, um muquifo de um alemão, que já faz reserva com prostituta incluída. E prostituição está junto com o tráfico, que está junto com toda a espécie de marginalidade, ladrões, receptadores de objetos roubad...os, etc... Se vc passa na frente dessa pousada, já dá pra ver a frequência...


....o turismo sexual na região do porto é uma realidade que não combina com a Barra revitalizada. nada a ver aquilo ali!!!...

...P A R A B É N S ao SOS BARRA e aos participantes do evento pelo sucesso alcançado neste começo de jornada para a melhoria do bairro. Agora é esperar e cobrar das AUTORIDADES que se cumpram as reivindicações que é o desejo da comunidade.
Abraçosss...

...SOS BARRA bombando na imprensa : 1. Reportagem no Bahia Ntícias TV Itapoan - Record - Canal 5 - (30/11/2009) 2. Reportagem no Jornal da Manhã da V Bahia - Canal 11 - (30/11/2009) 3. Matéria Capa do Jornal A Tarde (Postada abaixo) "Abraço em Protesto"- (30/11/2009) 4. Matéria com foto panorâmica do Correio da Bahia "SOS... BARRA - Manifesto" - (30/11/2009) Obrigada ! Estamos só no começo...Ver mais....

Abraço em protesto


Um grande abraço ao Farol da Barra foi a forma de centenas de moradores, vestidos de branco, protestarem pedindo a requalificação do tradicional bairro. O ato simbólico ocorreu por volta das 10h45 de ontem, precedido da leitura de um manifesto com 22 reivindicaçõe...s, que marcou o lançamento do movimento SOS Barra (Capa).
Movimento SOS Barra abraça o farol para defender bairro
Um grande abraço ao Farol da Barra foi a forma que centenas de moradores, vestidos de branco, escolheram para se manifestar pela requalificação do tradicional bairro. O ato simbólico ocorreu por volta das 10h45 de ontem, precedido da leitura de um manifesto de reivindicações, que marcouo lançamento domovimento SOS Barra, iniciado na internet há 40 dias e que conta com 1.068 integrantes.


...Parabéns aos organizadores,por terem nos proporcionado momentos tão únicos e especiais.Muita sorte sempre e que todos os seus desejos se realizem!!!Bjks Cris...

...Santa Clara Comunicação O Shopping Barra também está apoiando o SOS Barra! Nota publicada na Tribuna da Bahia de 27/11/09, na coluna Empresas...

"Gente... nao ha' duvida que esse e' so' o primeiro passo. E PRECISAMOS DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS! Ha' um ditado Americano: "Talk is cheap" (Conversar e' barato). O colegiado do SOS Barra e' orgânico e estará sempre se desenvolvendo. Participem. E' o único meio de obtermos sucesso nessa campanha"



..."A gente acredita que a mobilização da população pressione as autoridades a darem uma resposta com atitudes.Existem projetos parados na prefeitura que nunca foram atendidos", disse uma das realizadoras do evento, Cristina da Motta Leal. Um colegiado apartidário foi montado com 10 integrantes para propor e deliberar ações efetivas de melhorias.Ao todo, o grupo já listou 22 reivindicações, que serão postadas em comunidades do movimento. Entre os pedidos estão replanejamento do tráfego, implantação de uma ciclovia, instalação de banheiros públicos, intensificação no policiamento, novo projeto paisagístico urbano e limitação da realização de shows.A partir do manifesto, um documento final será redigido para ser entregue aos órgãos do poder público.O SOS Barra teve início a partir de um comentário do artista plástico e designer Antônio José da Motta no Facebook no dia 20 de outubro......


CONFIRA O BLOG DO MOVIMENTO: http://SOSBARRA.BLOGSPOT.COM/

....Obrigado todo mundo que assinou o abaixo-assinado para a Prefeitura e SUCOM sobre os carros com sons abusivos no Porto da Barra! Passo á passo a gente vai fazendo a diferença!...


Contem sempre com a gente!
Hj ao ver a manchete do Jornal A Tarde, senti a mesma emoção de ontem pelo motivo de ter participado daquele abraço no Faro da Barra e tb pela depedração e estado deplorável em que se encontra!Berna

3 comentários:

  1. Como uma piauiense q desde a juventude nos anos 60 aprendeu a amar Salvador e sempre me hospedar com amigos e parentes na Barra Avenida, fiquei chocada com a situa'cao da cidade entregue ao tursimo depredador e q visa apenas o lucro, qdo estive ahi em novembro de 2007. fiquei triste e pensei: sera q nao ha como reverter esta situa'c~ao?? agora vi q pode. o sos barra 'e o caminho. contem comigo e parabens pela coragem. salvador nao pode continuar a mercer do vandalismo. um grande abra'co, Claudete Dias

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de mobilizar a Opinião Pública e o Goverso para um projeto conjunto de Salvação da Nossa Barra .
    Precisamos é de gente que FAZ e Acontece !
    Virgínia Tanajura

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Claudete. Mande vibracoes positivas, pois o loggy e' forte, contrario ao bem da cidade.
    Abracos,
    Antonio da Motta Leal
    SOS Barra

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?