CUIDEMOS DA BARRA
Somos privilegiados por vivermos em um bairro onde podemos mergulhar a qualquer hora numa praia que, apesar de maltratada diariamente, ainda nos oferece águas cristalinas e refrescantes, e uma flora e fauna aquática deslumbrante. Somos privilegiados por podermos ver, mesmo estando no lado leste, o sol se pôr no mar deste o coliseu natural que é a praia do Porto da Barra. Compartilhamos os aplausos do seu público ao ver essa cena emocionante. Somos privilegiados por vivermos em um bairro onde se tem tudo: supermercados, bancos, restaurantes, shopping, escolas, hospitais, praia e tudo mais, e onde se pode, ainda, fazer tudo a pé. Além de ter duas áreas de floresta da Mata Atlântica que abrigam diversas espécies, nosso bairro é cercado por monumentos pertencentes ao Patrimônio Histórico Nacional: o Marco onde chegou Thomé de Souza para fundar a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil-Colônia; o Forte Santo Antonio da Barra que abriga o Farol da Barra, primeiro farol do continente americano, e tantas outras estruturas importantes para a história do Brasil e a identidade dos brasileiros.
Para cuidar da Barra necessitamos do trabalho eficiente dos órgãos municipais, estaduais e federais. Precisamos exigir que as leis sejam cumpridas. Queremos que nossos passeios fiquem livres para que os moradores, trabalhadores e freqüentadores do bairro possam transitar no espaço feito para pedestres, principalmente por ser um bairro habitado por muitos idosos e crianças. Necessitamos de faixas para pedestres e que as mesmas sejam respeitadas, tanto pelos motoristas como pelos pedestres. Necessitamos de lixeiras apropriadas nas ruas principais e secundárias e que as pessoas as utilizem para manter nossas ruas e bueiros limpos. Necessitamos de Zona Azul em certos pontos para reduzir os flanelinhas que aterrorizam os motoristas. Queremos reduzir os eventos de grande porte que desrespeitam a lei do silêncio, param o trânsito e atrapalham a vida dos moradores e trabalhadores do bairro, mas queremos, também, manter os eventos que apóiam o esporte e saúde, o lazer da família e a verdadeira cultura. Queremos estabelecimentos que enriqueçam a Barra com sua culinária, serviços ou mercadorias, mas que respeitem a lei do silêncio, que mantenham os passeios livres para os pedestres, e que possuam os alvarás adequados para o funcionamento.
A lista de tudo que a Barra necessita é longa demais para caber nesse texto, entretanto, é urgente que cada um de nós faça a sua parte, que sejamos cidadãos cientes de que as nossas atitudes e ações fazem diferença e ajudam a criar uma Barra melhor. Cada um de nós precisa cuidar da Barra para que os nossos filhos possam ter tão boas experiências e lembranças como as nossas. Com ações diárias, apoio e respeito dos moradores e amigos do bairro teremos uma Barra digna da sua rica história e beleza. Cuidemos da Barra.
Moradora da Barra
Nenhum comentário:
Postar um comentário