A reforma da Praça de Ondina se deu a partir de um processo licitatório iniciado em 2010, que disponibilizou a área de 9 mil m² para concessão até 2015. A empresa Premium Produções venceu a disputa e poderá usar a área para implantação do camarote Salvador, um dos maiores do circuito Barra/Ondina do carnaval de Salvador, até o fim da concessão. A licitação foi feita pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
A praça não é arborizada, não tem bancos com recostos e mantém estruturas removíveis para facilitar a instalação anual do camarote, não atendendo a conceitos básicos que caracterizam praças públicas como espaços públicos de convívio.
OBJETIVO
Pq a praça de Ondina?
O movimento Ocupa Salvador iniciou a ocupação da nova praça de Ondina – doravantePraça dos Indignados! - no dia 15 de outubro, participando de uma articulação de nível mundial que acontece em mais de 80 países e em várias cidades brasileiras.
A PRAÇA
O acampamento começou na nova praça em Ondina por razões simbólicas que envolvem ampla discussão sobre a legitimidade da relação entre a esfera pública e setores empresariais privados sob diversos aspectos, iniciando as discussões a partir da questão política acerca da apropriação e sequestro sistemático de uma genuína manifestação popular – o Carnaval baiano – em benefício de grupos empresarias restritos que exploram o carnaval como mero evento comercial de cunho excludente.
O movimento Ocupa Salvador, enquanto movimento de ocupação simbólica, busca mobilizar a esfera pública com toda a sua diversidade para discussões e proposições acerca de temas essenciais e das demandas públicas estruturais da cidade, utilizando a questão da praça de Ondina como representação simbólica dos extravios políticos e sociais de nossos tempos atuais.
A ideia é resgatar a praça de Ondina, isto é, a Praça dos Indignados, para a função legítima dos espaços públicos: locais de dicussão, interação e mobilização cidadã ativa e transformadora.
(MATERIA COPIADA DO BLOG http://ocupasalvador.wordpress.com/pq-a-praca-de-ondina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário