BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

18.6.10

VIRADA CULTURAL "SALVE O TEATRO JORGE AMADO"

CARTA DO TEATRO
Estamos nos aproximando do dia de entrega do TJA à Desenbahia. Embora estejamos negociando com ela e com a SECULT uma condição especial de funcionamento até dezembro, respeitando sua pauta, o imóvel irá a leilão a qualquer tempo e logo será público que trata-se de um leilão aberto a qualquer participação, o que significa que o teatro corre o risco de desaparecer caso o adquirente não tenha interesse em mantê-lo como equipamento cultural.
De 1997, ano de sua inauguração, que contou com a presença dos três grandes amigos, Jorge Amado, Calasans Neto e Caribé, até 2009, o TJA realizou 3.764 apresentações de eventos culturais e recebeu um público de 1.017.729 pessoas. Somente em 2009 foram 373 apresentações, ou seja o teatro funcionou a todo vapor o ano inteiro.
Como se sabe o Teatro Jorge Amado é um equipamento cultural que dispõe de uma caixa cênica da melhor qualidade, sendo um dos poucos teatros de medio porte de Salvador, com várias móveis, pé direito altíssimo, ciclorama e dotado de uma acústica que permitiu, ao longo desses anos, inúmeras gravações de CD e DVD dos mais variados artistas além da preferência de muitos espetáculos cênicos de qualidade vindos de outras praças, por finalmente não precisar submeter-se ao imenso palco/platéia do TCA, respeitando assim a excelência de nosso teatro oficial para espetáculos e shows de grande porte.
O Teatro Jorge Amado trouxe ao público de Salvador a possibilidade de assistir a temporadas de espetáculos em tournée nacional para além de um único final de semana no TCA, e tambem possibilitou aos artistas locais a permanência em cartaz por alguns meses, contribuindo assim para a profisionalização de produores, diretores, atores e técnicos baianos, que antes disputavam pautas mínimas na Sala do Coro e no Teatro ACBEU (hoje também fechado).
Os Cafajestes, Volpone, O Vôo da Asa Branca, Vixe Maria Deus e Diabo na Bahia, O Indignado, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, Bolero, Na Bagunça de Seu Coração, Lábaro Estrelado, Bodas de Sangue, Dom Casmurro, Esperando Godot, Mulher Popular Brasileira, Bastidores do Carnaval, Eternamente Braguinha, Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas, Como Raul Já Dizia, Nada Será Como Antes, Setembrina, Comédia do Fim, A Falha, 1,99 , E Aí, Comeu? , Album de Família, Atire a Primeira Pedra, A Bofetada, Intimidades Sem Censura, A Princesa e o Únicornio, História Cantada, Abismo de Rosas, Pluft o Fantasminha, Do Outro Lado do Muno, O Mágico de Nóis, Um Dia Um Sol, Na Lua, na Rua, na Sua, O Mágico de Oz, Histórias Mimadas, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, O Lixo é um Tesouro, Pedro e a Cobra de Fogo, O Mistério de Feiurinha são exemplos de espetáculos baianos que cumpriram longs temporadas no Teatro Jorge Amado, que também recebeu muitos shows e eventos culturais como as várias edições do projetos Terça do Jazz, Viva Voz, Nossa Língua Portuguesa - o Baianês, de sua produção propria e também shows memoraveis de Saul Barbosa, Noeme Bastos, Rebeca Mata, Margareth Menezes, Roberto Mendes e seus encontos musicais, Gerônimo,e Luiz Caldas em temporada, Mariene de Castro, Vânia Abreu e Vanessa da Mata, antes de estarem prontas a assumir o TCA. E a Orkestra Rumpilezz que fez deste palco sua casa urante 6 meses em 2009.
Dos muitos espetáculos do eixo Rio-São Paulo que investiram em temporada no TJA podemos lembrar O Ignorante, de Pedro Cardoso, A.M.I.G.A.S de Luana Piovani, As Sereias da Zona Sul, de Miguel Falabela, O Grelo Falante, Juca Chaves em diversos espetáculos, Benvindo Siqueira, Chico Anysio, Doce Deleite, com Reinaldo Gianechinni, Bonifácio Bilhões, com Benvindo Siqueira e Jorge Dórea, Rossicléia, da comediante cearence, 7 Conto de Luís Miranda. Artistas que vieram para ficar mais de um final de semana, apostando na praça de Salvador e querendo aproveitar da fama que já corria em outros estados sobre o sucesso dos espetáculos baianos junto ao público local.
O Teatro Jorge Amado trouxe opção de lazer cênico a uma população que estava mais distante do centro da cidade, inclusive à região metropolitana do litoral norte. Tornou-se referência entre as escolas de ensino fundamental e médio que passaram a investir mais nos espetáculos amadores de seus alunos, desenvolvendo neles o gosto pelas artes cênicas e a criatividade. Possibilitou a retomada dos "projetos a Escola Vai ao Teatro", ampliando o mercado para as produções de espetáculos infantis locais e formando entre crianças da pré-escola os futuros fruidores de arte dramática.
Abriu espaço para que seminários e eventos corporativos pudessem agregar espetáculos teatrais a suas realizações, ampliando mais uma vez o mercado dos artistas profissionais da Bahia. E finalmente pode manter a tradição dos eventos anuais das escolas e companhias de dança locais, que passaram a investir em espetáculos cada vez mais caprichados para a apresentação de seus alunos.
Este é o teatro que corre o risco de fechar suas portas e 2010, tornando Salvador ainda mais pobre em suas realizações culturais.
POR TUDO ISTO CONVIDAMOS A POPULAÇÃO DE SALVADOR, SEUS ARTISTAS DE TODAS AS LINGUAGENS, SEUS TÉCNICOS, SEUS PRODUTORES, EMPRESAS PATROCINADORAS E A IMPRENSA DE MODO GERAL A PARTICIPAR NO DIA 18 DE JUNHO, A PARTIR DAS 10 hORAS E DURANTE TODO O DIA, DO EVENTO DENOMINADO MOVIMENTO VIRADA CULTURAL - PELA PRESERVAÇÃO DO TEATRO JORGE AMADO. PARA QUE ESSA CASA CONTINUE SERVINDO AOS BAIANOS, PARA QUE NOSSOS GOVERNANTES ENCONTREM OUTRA FORMA DE SER RESTITUÍDO O CAPITAL TOMADO DE EMPRÉSTIMO AO DESENBANCO (HOJE DESENBAHIA), SEM QUE O TEATRO DEIXE DE EXISTIR ENQUANTO EQUIPAMENTO CÊNICO DE NOSSA CIDADE!

TODOS AO TEATRO JORGE AMADO NA SEXTA FEIRA 18/06!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?