BEM VINDO AO BLOG DO SOS BARRA




QUEM.SOMOS ...............CONTATOS ...............FACEBOOK...........TWITTER ..........GALERIA



O objetivo deste Blog e divulgar os projetos e ações do Movimento SOS Barra,AMA Barra,SIGA VI e outras instituicões ligadas ao bairro da Barra e da CIDADE DO SALVADOR.Importante a sua participação enviando sugestões e mensagens .

10.11.10

GALEÕES NAUFRAGADOS NA BAHIA SALVADOR

Um mergulho na nossa história
Quem mergulha em águas baianas sabe que muitas embarcações e alguns tesouros já foram encontrados, e que MUITOS NAUFRÁGIOS AINDA ESTÃO POR SER DESCOBERTOS
Nossa história está diretamente ligada ao mar. Foi em Porto Seguro, litoral sul da Bahia, que a esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez no Brasil em 22 de Maio de 1500. Em 1 de Novembro, os exploradores chegam até uma baía, batizada de Baía de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio . A baía é a maior do país com mil e cem quilômetros quadrados e mais de cinquenta ilhas. O local passa a ser referência aos navegadores e o principal porto das naus da rota das especiarias com destino ao oriente
 
Galeões COMO : Os holandeses  Utrecht e Huys Van Nassau.
O português Nossa Senhora do Rosário.
O Uthecht e o N.S do Rosário só foram encontrados no início dos anos 80
O galeão Sacramento saiu de Portugal escoltando uma frota de 50 embarcações para os portos da América naufragou em 1668.
O sítio arqueológico do Galeão Sacramento foi encontrado no início dos anos 70.
Durante uma tempestade, bateu no Banco de Santo Antonio (banco de areia situado na barra da Baía de Todos os Santos), ficou à deriva por um tempo e afundou nas imediações do Rio Vermelho
Alguma parte deste acervo pode ser vista no Museu Náutico da Bahia, que fica no Farol da Barra
No espaço dedicado ao naufrágio podemos ver ânforas, peças de cerâmica, balas de mosquetes e de canhões, utensílios como pratos e copos rústicos, etc. Na área externa do local ficam expostos dois canhões de bronze retirados do naufrágio. Se você é um mergulhador de nível avançado, pode mergulhar no sítio arqueológico do Galeão Sacramento. O local é um dos pontos de mergulho mais visitados no estado. O naufrágio repousa a uma profundidade de 32 metros. No fundo podemos ver vários canhões de ferro, peças de cerâmica e barro quebradas, além de algumas âncoras e farta vida marinha.
 
 
No ano de 1700. Também vítima do Banco de Santo Antonio, a nau Santa Escolástica naufraga. O sítio arqueológico foi descoberto no final dos anos 70 a uma profundidade de 21 metros. O local não é visitado porque somente algumas pessoas conhecem a sua real localização
 
Em 1737 um outro naufrágio acontece dentro da Baía de Todos os Santos, perto do Forte de Humaitá. O galeão Nossa Senhora do Rosário e Santo André, de nacionalidade portuguesa, encontra-se encostado nos recifes, desmantelado e enterrado. O mergulho no local é muito fácil. Por estar a 3 metros de profundidade não é necessário o uso de equipamento SCUBA (usado para respirar embaixo d´água).
 
O Clipper norueguês Blackadder, que estava ancorado junto à praia da Boa Viagem, durante uma tempestade, foi lançado nos recifes e afundou bem próximo à praia a uma profundidade média de 09 metros. Devido à sua localização e profundidade o local é excelente para mergulhadores de todos os níveis. Próximo ao Blackadder, encontramos o Vapor da Jequitaia, um local muito bom para mergulhadores iniciantes. Ele se encontra a uma profundidade máxima de 06 metros.
 
Entre o Porto e o Farol da Barra. Porta de entrada para quem entra na Baía de Todos os Santos, ali se encontram naufragados quatro embarcações.
1-Em 1875, o vapor inglês Maraldi encalhou a poucos metros da praia.
2-Um ano depois outro vapor, agora de nacionalidade alemã, batizado com o nome Germânia, bate nos recifes do local e afunda.
3-Vinte e sete anos depois, o navio francês Bretagne bate nos destroços do vapor alemão e também afunda.
Os destroços dos dois navios estão entrelaçados a uma profundidade média de 07 metros
4-Já em 1908, outro navio de nacionalidade alemã, o Cap Frio, encalha perto do Farol da Barra e é afundado por um temporal. O cargueiro com mais de 100 metros de comprimento encontra-se hoje desmantelado e espalhado no fundo a uma profundidade média de 14 metros.
 
 
Em 1980 o cargueiro grego Cavo Artemidi, com seus 170 metros de comprimento e casco de aço, também se chocou no Banco de Santo Antônio .Um dos maiores do mundo.
 
Ho Mei III, Reliance, Carvão, Piaçava, Manau, Irman, Rebocador do Rio Vermelho, Paraná, Salvador, Castor, Rosalinda, Guadiana e Nebula são outros naufrágios em águas baianas . Historiadores, pesquisadores e caçadores de tesouros dizem que existem mais de 100 outras embarcações perdidas ao longo de nossa costa
 
AGORA A DICA ,VAMOS BUSCAR UM DESTES AI EM BAIXO PORQUE NINGUEM SABE ONDE ENCONTRAR NENHUM DSET DESAPARECIDO
Afonso Pena, Amsterdan, Brasilóide, Delphin, France, Kent, Nice, Nossa Senhora da Conceição, Paraguassú, Princesa Mafalda, Santa Clara, U-161 (submarino),
Informações-Genser Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?